quinta-feira, janeiro 02, 2014

Livros

Lembro-me que antigamente dizias que os livros eram pedaços de pó. Sim, isso mesmo. Memórias amontoadas em torno de estantes infindáveis. Sentavas-te no chão e desfolhavas páginas e páginas na certeza de que a alma iria rebolar por aquelas lembranças de autores comuns. Depois, escrevias frases no chão. "As coisas livres ficam escritas no chão." Era fácil conhecer-te quando a sombra se ilustrava na parede. Sombra essa oriunda, caraterística de ti. Reconhecias que os pormenores da vida eram inevitáveis. Não eram necessários contar, serviam para existir e esquecer.
As repetições sucessivas de palavras que saltavam como sussurros assumiam formas de sorrisos pertinentes.
- Não digas nada, por favor. O sorriso basta.
- Preferes o silêncio?
- Prefiro.
- Porquê?
- As tuas palavras são tal qual o teu sorriso.
Assim como os livros, também as pessoas são pedaços de poeira. São memórias elevadas pelo tempo, dissertações literárias. Histórias. Almas de crianças escondidas nas facetas enrugadas conservadas num corpo gasto.
Levantou-se e fechou o livro. A frase continuava escrita no chão e a sombra perdurava na parede. Ele saíra pela porta momentos depois. «Sorrira para trás.» Soubera o que quisera dizer.

12 comentários:

  1. Olá! Gostei mesmo do teu blog! Achei giro porque há uns tempos também escrevi sobre livros, e achei imensa piada porque também me identifico com o teu texto :) (Agora vou cuscar o resto do blog :x)

    ResponderEliminar
  2. Já querida, obrigada.
    A sério, amei este texto. Deu-me arrepios, de tão bom que está.
    "Assim como os livros, também as pessoas são pedaços de poeira. São memórias elevadas pelo tempo, dissertações literárias. Histórias. Almas de crianças escondidas nas facetas enrugadas conservadas num corpo gasto. " Perfeito*

    ResponderEliminar
  3. é mesmo lindo este texto, também sigo *.*

    ResponderEliminar
  4. O rapariga és das bloguista que mais gostei de ler até hoje, não sei se vais continuar a ser, mas este texto deu-me sensações que ... não consigo explicar mas tens uma maneira de escrever muito bonita e uma metaforia que encanta*

    Agradeço que me sigas e também te irei seguir* ... e gostaria que explicasses a tua versão deste texto, porque eu tenho a minha mas queria saber a tua *

    beijinho,
    pensando com arte.

    ResponderEliminar
  5. Amei *-*
    Escreves super bem mesmo!

    Já agora muito obrigada por seguires o meu blogue! :)
    És sempre bem-vinda lá.
    Quanto ao teu blogue,é óbvio que estou a seguir ;D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. que lindo! ainda estou estupefata com o que acabei de ler.
    vou seguir o teu blog.

    ResponderEliminar
  7. Agradável surpresa este teu blog. Continua a escrever com a intensidade dos sentimentos. Um Beijo :)*

    ResponderEliminar

common reality.