Este ano foi pedido, pela disciplina de português, a realização do autorretrato de Alberto Caeiro.
Meninas/os que já deram Fernando Pessoa: para vocês qual é o vosso heterónimo favorito? :)
Falar de mim é difícil.
Não sou mais que um simples guardador de rebanhos.
Nem sempre sou igual no que digo ou que escrevo.
Nem sempre penso.
Mas observo.
Observo o presente.
A realidade digna dos olhos.
O tempo é ausência. É cansaço.
Só a Natureza se renova.
Só as sensações me enriquecem.
O toque da folha fresca do girassol.
A borboleta que passa no ar puro da minha aldeia.
O cheiro da relva húmida.
O som cauteloso dos pássaros.
O sabor eterno da maçã.
Esta simplicidade complexa que capto com os meus olhos.
Não me preocupo com as frases aprazíveis.
Apenas com a simplicidade.
Tal como eu e a natureza.
Tal como a vida.
Por isso amo. Amo as coisas.
Amo-as por serem como são.
Sonho-as.
Sem mistérios ou enigmas.
Tudo é divino.
Tudo é espontaneidade.
Se morrer muito novo falem de mim.
Falem da criança que me habita no interior.
Da criança que brincava nos livres braços da natureza.
E que, de alguma maneira, ainda brinca.
Na mais pura arte de ser.

Não sou professora de Português, mas acho que conseguiste captar toda a essência de Caeiro (:
ResponderEliminarO meu favorito é o próprio ortónimo, mas entre os heterónimos seria Campos (os poemas da terceira fase dele são qualquer coisa) (:
E obrigada. Sigo-te também (:
que lindo!
ResponderEliminarwww.pinkie-love-forever.blogspot.com